Nokia vs iPhone – E agora?

Os rumores não param de aumentar na web, estará a Nokia a preparar o rival do iPhone?? É a dúvida que fica no ar e que só o tempo pode esclarecer. Eu como utilizador e admirador dos equipamentos Nokia não estou à espera de outro comportamento!

O mercado funciona com constantes lutas por quotas de controlo do mesmo, a avaliar pela previsão do impacto que o iPhone irá ter na Europa a Nokia terá muito que se preocupar. A solução seria lançar um concorrente, uma alternativa melhor, um gadget superior.

Caso se confirme, posso apostar que o seu lançamento será posterior ao iPhone, não só o aspecto técnico estará a ser estudado mas acima de tudo o aspecto comercial, o impacto do brilho do iPhone no ávido consumidor. Ao nível técnico não será difícil superar o iPhone, são várias as lacunas encontradas no telefone da Apple tendo em conta as necessidades do mercado actual.
Prevejo um ataque de marketing sem precedentes por parte na Nokia, a marca finlandesa deverá querer criar expectativa, para que os consumidores não comprem o iPhone e esperem pelo N98, jóia que estará a ser lapidada a esta altura.

Numa breve análise, relativa à sondagem que o Peopleware tem realizado, os leitores têm considerado que o iPhone será capaz de superar a Nokia em Portugal, na gama alta, o que nos leva a pensar que a Nokia, só alcançara o iPhone se o posicionamento tecnológico do seu produto for superior ao iPhone. Só com uma guerra aberta e sem rodeios é que a Nokia conseguirá, e não tenho duvidas que no mercado Europeu, a distribuição Nokia é imbatível, o que tornará difícil à Apple conquistar uma significativa quota de mercado, como acontece nos Estados Unidos.

Na minha opinião, o factor M, para o sucesso do iPhone no mercado Europeu estará na transparência de contrato com as operadoras, tarifários, condições especiais etc. Inversamente para a Nokia esse aspecto pois está disseminado nestes mercados há mais de uma década.
A Apple, não chegou ao nosso mercado há muitos anos, nem a sua reputação é conhecida pela maioria parte dos cidadãos europeus e porque não falar de modo particular nos portugueses, que têm um conhecimento ainda menor comparando com países como o Reino Unido!

Quando nos confrontarmos com o iPhone um “telemóvel”, desenvolvido por uma marca que pouco conhecemos, que não tem muita experiência na área, a persuasão será complicada, será difícil convencer o mais tradicional consumidor a aderir a este produto, mesmo na gama alta.
Eu vejo e sinto todos estes aspectos, claro sempre na minha insignificante óptica do utilizador comum, com a percepção normal de quem gosta destes gadget, mas… como pensará o departamento de marketing da Apple? Como será o novo Nokia N98?

São estas as linhas que que embaraçam no momento tanto a Apple como a Nokia.
Estaremos cá para ver.

Uma resposta to “Nokia vs iPhone – E agora?”

  1. Mack Says:

    mesmo parecendo muito similar ainda prefiro o IPhone

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: