Vista – Tipos de ficheiros & Programas predefinidos.

Por vezes instalamos programas que sem qualquer indicação alteram as ferramentas que tradicionalmente usamos para abrir determinadas extensões. Também é normal instalarmos programas no método “next next next” e quando damos conta o dito programa tomou conta das extensões de vídeo, musica, auto play e afins.

Leia tudo…

    Como posso reverter essa situação?
    Bem, nada como ter atenção ao fazer o tal “next next next“, mas já que o mal está feito vamos de forma manual alterar essa situação.

    No Vista a opção para definir as aplicações, para determinada extensão, está mesmo ali ao virar da esquina.

    Vamos ao menu Iniciar, e do lado direito escolhemos a opção “Programas Predefinidos“.

    Agora com a janela aberta deparamos-nos com 4 possíveis locais onde teremos ajuda para o nosso problema e teremos também auxilio para optimizar mais alguns aspectos.

    Vamos analisar uma-a-uma para sabermos o que temos disponível.

    Na primeira opção “Definir programas predefinidos” podemos alterar ou consultar que aplicações estão a abrir os protocolos de Internet como por exemplo o correio electrónico ou qual o browser que acede à Internet como principal, o visualizador de imagens e o player principal.

    Na segunda opção “Associar um tipo de ficheiro ou protocolo a um programa“, podemos configurar manualmente que programa irá abrir determinada extensão. Por exemplo, ao instalarmos o Nero, este coloca todas as extensões de vídeo e áudio a abrir com as suas aplicações, contrariando a nossa vontade.

    É neste quadro que podemos procurar as tais extensões (áudio: wma, mp3, wav, mid, aif, etc./vídeo: mpeg, mpg, wmv, avi, etc./imagem: jpg, jpeg, gif, png, etc…) e escolher o nosso programa preferido.

    Na terceira opção temos os serviços e algumas questões quanto à acção que será desencadeada para cada tipo de suporte de dados ou dispositivo. É aquela opção que aparece quando metemos na drive óptica, por exemplo, um cd ou dvd, abre-se um determinada janela com opções tendo em conta o tipo de dados contidos no disco.

    Na quarta opção definimos se queremos ou não as predefinições da Microsoft que utiliza as aplicações existentes no Windows para abrir determinadas extensões.

    Escolha entre as várias configurações disponíveis para personalizar o seu sistemas.

    Bom, mais um pequeno guia para usar o Vista sem problemas e com mais prazer pela utilização.

Copie abaixo o código do Post e cole no seu Blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: