Raios… perdi os favoritos!

De facto foi verdade, sim sei que foi coisa de newbie erro meu, excesso de confiança. Já conhecia a ferramenta com que estava a lidar, já tinha feito aquela rotina e já sabia o que poderia acontecer aos favoritos, era por isso um procedimento conhecido, de repente… desapareceram-me os meus “milhentos” favoritos. Estive perto do pânico!

Calma, o Firefox é considerada a ferramenta das ferramenta por algum motivo.

Leia tudo…

    Todos os dias o Firefox cria um backup dos favoritos, sempre que o navegador é aberto. Guarda até 5 cópias com datas distintas. Os favoritos desaparecem por várias razões: o ficheiro está corrompido, apagamos deliberadamente o ficheiro ou por causas extraterrestres…

    Como recupero os meus bookmarks?

    Deixa-te de tretas e vai directo ao assunto sff.

    Ok, ok sem stress, vamos seguir algumas pistas:

    • Os browsers da Mozilla guardam os dados em locais separados para cada conta existente no computador, é importante fazer o login da conta onde está instalado o Firefox que perdeu os favoritos.

    • Os browsers da Mozilla permitem guardar os favoritos e outras informações em perfis diferentes, como sabe o Firefox permite carregar diferentes perfis, se criou um perfil novo, provavelmente não terá nesse perfil os favoritos importados, pode residir já aqui a razão para o desaparecimento dos favoritos. Seja como for, caso os tenha de facto perdido tenha em atenção o perfil que está a carregar. Mais informações aqui.

    • Outro aspecto que deverá verificar é se os favoritos aparecem no Gestor de Marcadores (Bookmarks Manager) do Firefox, se isso estiver a acontecer e mesmo assim não os vê no menu principal então o problema poderá partir do ficheiro localstore.rdf, pode estar corrompido, veja aqui como proceder.
    • Bom, se nesta altura tudo ainda estiver por resolver, vamos vamos ao método directo, vamos buscar manualmente os favoritos guardados no último backup do Firefox, que deve ser recente, ele antes de abrir uma sessão nova, faz uma cópia, logo devem ser os seus últimos favoritos guardados.
      • Começamos por procurar no Windows por: bookmarks.* para o Windows mostrar todos os que existem na máquina. Ou então vai a C:\Documents and Settings\Utilizador\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles (utilizador é o nome que carregou no login).
      • Dentro poderá ter vários perfis criados, procure o bookmark.html e veja a data de cada ficheiro, a mais recente será a que procura.
      • No Windows Vista faça o seguinte: Botão Iniciar, na pesquisa escreve %APPDATA% e cairá no local onde encontra a pasta Mozilla, dentro Firefox e por sua vez dentro desta Profiles, depois terá um ou mais perfil criados, abra essa(s) pasta(s) e procure a pasta bookmarkbackups.

    Para outros sistemas operativos e para outras aplicações da Mozilla, existe aqui uma ajuda fundamental. Encontre o local correcto, onde estão os perfis que guardam os backups.

    A ferramenta que me levou a cometer o terrível erro foi o Foxmarks, agora não passo sem a utilizar. Se não confia nestes passos, então utilize o Mozbackup.

    • Update do Eduardo
      Quem quiser mais de 5 backups basta fazer:
      1. Na barra de endereços colocar: about:config
      2. Depois alterar a chave browser.bookmarks.max_backups para o valor pretendido.

Copie abaixo o código do Post e cole no seu Blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: